No final do ano passado minha gata começou a dar sinais de que algo não estava legal. Chamamos uma veterinária em casa para atende-la. Foi constatado que ela estava com uma infecção e teria que castrar, mas devido às festas de final de ano ficamos de mãos atadas em relação a isso e fizemos o que estava a nosso alcance, dar medicamentos pra controlar o problema até que as clínicas reabrissem e pudéssemos fazer o procedimento cirúrgico. Fizemos isso. No começo do ano levamos em uma das clínicas mais renomadas da cidade, porém o tratamento que foi dado não foi satisfatório, então resolvemos procurar alguma outra clínica também conhecida, indicada por alguém. (só um detalhe: nessa clínica existem 3 médicos atendendo, a que atendeu a Bia no primeiro momento não nos satisfez, os outros 2 não conhecíamos)
Nessa clínica fomos muito bem recebidas, foram feitos todos os exames necessários para castrar e tirar um nódulos de uma das mamas. A cirurgia foi feita, porém não foi solicitado a biópsia do material retirado, fato muito estranho.
A Bia teve uma recuperação excelente, ficou boa muito rápido e depois disso virou uma gata esperta, muito ativa, brincalhona, chega dava gosto de ver como ela parecia ter ficado bem de saúde com a castração.
No meio de junho, ela começou a dormir mais do que o normal, se tornou um pouco mais apática e seu apetite (sempre muito grande) começou a se reduzir. Levamo-na mais uma vez no mesmo médico que a operou e ele disse que o nódulo havia voltado (o que já havíamos percebido), mas que estava tudo bem, ela só precisaria tomar um complexo vitamínico para o apetite voltar ao normal e teria que retirar o nódulo da mana novamente.
Na semana seguinte voltamos no consultório, pois a Bia não estava apresentando melhora alguma no seu quadro clínico e havíamos notado uma respiração ofegante. Chegando lá foi passado um raio-x que foi feito no dia seguinte e onde foi constatado que ela estava com líquido no pulmão. Ele passou um antibiótico afirmando que ela iria melhorar e que a quantidade de líquido era pequena pra poder ser feita uma punção pra isso melhorar.
O medicamente não fez efeito e ela só estava piorando. Fizemos outro raio-x, onde desta vez foi constatado um "pequena" piora no quadro, de leve passou a moderado e mesmo assim ele não quis fazer a punção. Passou um antibiótico e um outro remédio lá que nem sei mais pra que servia.
Mas oras, ele não havia tirado a água por que era pouca, mas e agora que tinha aumentado? Ia continuar não tirando? Como assim?
Quando vi o remédio que ele havia passado pra aplicar na Bia, desisti desse médico e decidi procurar outro no mesmo dia. Receitar Benzetacil pra minha gata? Ele tá doido é? Alô ou, século 21!!!!
Levamos a Bia mais uma vez na clínica onde havíamos levado na primeira vez. Chegando lá ela foi atendida pelo Veterinário Rogério Polite que olhando o raio-x afirmou que esse líquido já era pra ter sido retirado a muito tempo e ele assim o fez. Nossa, a gata teve uma melhora significativa, fez coisa que não fazia a muito tempo sozinha, comeu e bebeu água. No dia seguinte voltamos lá para fazer uma ultrassom requisitada e feita pelo próprio Rogério Polite.
Depois de realizar o exame ele deixou bem claro que a Bia estava muito doente e não havia mais nada a se fazer. Receitou um antibiótico só para melhorar a qualidade de vida dela, mas que já deveríamos esperar pelo pior.
Os dois médicos deram laudos diferentes para o problema dela, ambas doenças são fatais. A diferença é que o Rogério Polite deixou isso claro, enquanto que o outro médico ficou nutrindo esperanças em nós de que tudo ia ficar bem e que essa apenas era uma fase ruim, por mais que a gata não demonstrasse isso.
Mas e aí? Qual foi o problema?? Ele não sabe diagnosticar doenças mais sérias? Teria sido a neglicencia? Omissão? Ou simplesmente ele ficou com medo por que quando ele fez a castração da Bia, no começo do ano, a doença já estava instalada nela e ele não conseguiu diagnosticá-la?
Eu gostaria de ter essa resposta e resolvi escrever no blog não pra denegrir a imagem de nenhum profissional, tanto que em momento algum eu cito o nome do médico ruim e somente do médico bom, mas sim por que eu estou morrendo de raiva desse medico que sei lá por que motivo não foi sincero conosco.
Amigos, outra coisa, se você tem um bichinho de estimação, leve-o sempre ao veterinário, não espere aparecer algum problema pra cuidar da saúde de seu amiguinho. Eles não falam e a melhor forma deles te dizerem que está acontecendo alguma coisa é mudando o comportamento. Não hesitem em pagar 70 ou 80 reais em uma consulta, a vida de seu animal vale muito mais do que isso.
Aos donos de fêmeas, castrem suas bichanas, elas agradecem! Informe-se sobre as vacinas e as doenças mais comum que podem acometer seu animal. Infelizmente eu só aprendi errando, não erre você também, aproveite o meu erro e aprenda!!!! #ficadica