17 de novembro de 2011

Saúde e Segurança no Trabalho dos coletores de lixo

Hoje li uma reportagem na edição 237 da Revista Proteção* e resolvi dividir com vocês, pois achei a mesma espetacular.
Eu, como profissional da área de SST, sempre tive muitas dúvidas em relação aos coletores de lixo. Os riscos aos quais estão expostos, danos à saúde, recebimento de adicionais dentre outras coisas relacionadas a essa profissão, e veio no mês de setembro, desta revista, uma reportagem realmente muito boa e super esclarecedora sobre o que é ser um coletor de lixo hoje me dia. Abaixo coloco um quadro onde estão os riscos que esse tipo de profissional está exposto. Sei que a imagem não está lá essas "coca-cola" toda, para visualizar melhor é só clicar em cima dela e ela abrirá em um tamanho bem legal pra se ler. Com o breve conhecimento passado através desse quadro é possível tomarmos algumas medidas preventivas dentro de casa pra diminuir os riscos de acidentes que acometem esses coletores.


Alguns anos, aqui em casa, nós tomamos algumas medidas a fim de amenizar principalmente os riscos de cortes nos coletores de lixo. Acho que cada um pode fazer a sua parte, são dicas simples e que certamente serão muito eficazes.

DICA 1: VIDROS QUEBRADOS
Quando algum material de vidro quebrar em sua casa, antes de despejar o vidro quebrado dentro da sacola plástica de lixo, embrulhe-o em jornais ou então em papelão. Eu sempre uso várias folhas de jornal, pois assim como eu não quero sofrer cortes com o vidro quebrado, não quero que ninguém corra o risco de se cortar também.

DICA 2: LATAS ABERTAS
Quando você fizer o uso de algum alimento enlatado, quando for jogar a lata fora, não a jogue com a "tampa" aberta, como mostra a figura abaixo:


Sempre force a parte levantada pra dentro da lata, desta forma a parte cortante não será ameaça de cortar ninguém por aí! E caso você, quando abre uma lata, não a deixa dessa forma, caso você separe a tampa do restante da lata, então vale a dica de enrolar no jornal também.

DICA 3: SERINGAS 
Ao fazer o uso de seringas, por favor, joga-las no lixo com a tampinha que vem na mesma, isso irá evitar acidentes.

Além das dicas, quero escrever também sobre a marginalização dessa profissão por parte de algumas pessoas. Ser coletor de lixo é tão digno quanto qualquer outro emprego, vivemos em uma "cadeia", onde cada um exerce uma função e onde cada uma tem sua significância, cada um tem a sua importância e se um se ausentar todos sofrerão consequências. Pense nisso!!!


*Revista Proteção é uma publicação mensal sobre Saúde e Segurança do Trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário