21 de abril de 2011

Um dia de pura arte e história...

Meu primeiro dia em Sampa começou logo depois do almoço... Fui à Pinacoteca, pois meu objetivo em São Paulo desta vez é justamente esse, muita arte, exposições, quadros, histórias e etc...
Eu não sabia, mas a Pinacoteca na verdade são duas, uma próximo à Sala São Paulo e outra na Praça da Luz (em frente à Estação da Luz).
Na primeira, vi muitas esculturas interessantes, santos a perder de vista e a parte que achei mais interessante foi o Museu da Resistência... este museu na verdade é um local onde em determinada época ficavam detidos os presos políticos. O local é horrível, sem ventilação (hoje em dia o ar condicionada bomba lá dentro) e cada sala era utilizado por 16 a 18 pessoas. Hoje em dia são quatro salas com coisas diferentes dentro, a primeira toda modificada com escrito reais, porém recriados em adesivos e colados nas paredes. Na segunda um vídeo com os nomes e um pouco da história das pessoas que foram presas, torturadas e muitas vezes mortas neste local, era exibido a quem interessasse. Na terceira sala, era possível ler inscrições nas paredes feitas pelos presos... Achei lá nomes conhecidos como Monteiro Lobato, Jozé Dirceu e Dilma... Lula também esteve lá, mas o nome dele não foi encontrado, esta foi mantida do jeito que era na época, apenas melhorada em relação à higiene e na última era possível escutar os depoimentos de sete pessoas (homens e mulheres) que ficaram presos lá.

No detalhe: José Dirceu


No detalhe o escrito "Monteiro Lobato esteve aqui"


No detalhe: Dilma


Na outra Pinacoteca vi tantos, tantos, tantos quadros que entrei em um êxtase cultural inacreditável... Amei tudo que vi. Nessas horas tenho cada vez mais certeza de que eu preciso fazer um curso de pintura e outro de escultura pra poder ser um ser realizado nesta vida.

Pinacoteca da Praça da Luz


Fonte que jorra água dos seios das moçoilas, dentro da Pinacoteca

Apenas uma das dezenas que vi hoje... não quis bater fotos de tudo, acho que certas coisas podem ficar guardadas somente na lembrança, retrato às vezes quebra o encanto de determinados momentos.

Por hoje é só, mas amanhã tem muito mais cultura em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário