30 de junho de 2011

Ao mestre com carinho (Breno Belém)

Pra quem, como eu, é aluno do Curso Livre de línguas da UFPA, sabe muito bem que no momento da matrícula não sabemos o professor que ministrará aula para a turma, escolhemos somente dia e horário. 
Meu primeiro semestre foi meio trágico em relação ao professor, pois não o achava legal, metodologia de humilhar aluno na sala de aula não é nem um pingo good.
No segundo semestre tive a sorte de ser aluna de uma professora muito bacana, que por mais que utilizasse de uma didática comum aos cursos de inglês, era super gentil e incentivava os alunos. Eu não tinha vergonha de erras, pois sabia que ela corrigiria sem humilhar ninguém.
Mas olha, meu terceiro semestre foi a sorte grande em termos de professor. Primeiro fiquei arrasada por não ser  aluna novamente da professora do segundo semestre, mas quando conheci o professor Breno vi que as aulas seriam algo muito interessante.
Ele deixou a turma muito livre pra escolher os métodos de avaliação, até livre demais ao meu ver, pois fazer prova em dupla pra mim era um absurdo, pois é, ERA... de não é mais!!!!
Sempre com aulas diferentes das ministradas pelos outros professores, o Breno nos incentivava a não somente aprender o que estava nos livros e sim vivenciar a língua. Sendo assistindo a filmes, ouvindo músicas, criando diálogos... Um professor simplesmente fenomenal que mudou totalmente minha forma de ver o idioma. 
Antes eu não sabia como estudar em casa, simplesmente pegava o livro e ficava lendo, hoje em dia estudo quando estou assistindo TV, acredite se quiser. 
Breno Belém é um professor que vou levar pro resto da vida, com toda certeza. Um professor super dedicado, preocupado em otimizar e dinamizar as aulas. Sentirei saudade não somente da forma com que ministrava suas aulas, mas também da sua alegria.  Último dia de aula deu um aperto no peito, uma vontade de chorar, sinal de que ele alcançou seu objetivo!
Sorte a minha ter cruzado com ele como meu teacher! 

P.S: Achava que prova em dupla era um absurdo já que um dos membros poderia simplesmente se "escorar" no conhecimento do colega, não estudar nada e ainda assim tirar uma nota boa. Mas conosco isso não ocorreu, pois o conhecimento era adquirido de uma forma imperceptível e prazerosa, nem nos dávamos conta de que em uma simples aula havíamos absorvido tantas coisas. Então na verdade a prova em dupla era uma troca de conhecimentos, uma junção de pensamentos com um único propósito, aprender cada vez mais inglês.

Thanks!!!!!

Um comentário:

  1. Kate,

    Confesso que meus olhos se encheram de lágrimas depois que li seu post. Fico muito feliz por ter feito parte da sua história e ter feito você ver o inglês de uma forma diferente. Ter amor pelo que a gente faz, pela nossa profissão, hoje em dia, é muito difícil, raro. Muitos só querem mais uma turma pra conseguir mais dinheiro. Ganhamos muito pouco, eu sei, mas não justifica darmos aulas medíocres. Se somos profissionais e escolhemos estar ensinando, temos que vestir a camisa. Fico triste em saber que tem gente por aí até que "vende" suas aulas. Acho um absurdo isso. Mas enfim... cada um é cada um, né? Só tenho a lhe agradecer pelo lindo depoimento. Espero que você encontre outro professor que lhe cause essa sensação no final de um curso, pois quando isso acontecer novamente, você saberá que ele estará trabalhando com o coração e não em troca do dinheiro no fim do mês. Uma pena que eu tenha encontrado seu depoimento quase um ano depois. Se eu estivesse próximo eu lhe daria um abraço apertado e lhe diria com todo meu coração: MUITO OBRIGADO!! 

    Beijos,

    Breno Belém.

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