Estava dando uma olhadinha na internet e vi um link de uma revista famosa que dizia algo sobre uma receita de um bolo de chocolate no copo, não quis ler, mas isso fez eu lembrar de algo que acontecia aqui em casa quando eu "era só uma menina..."
Mamãe sempre foi a "boleira" da família, seus bolos eram sempre solicitados em todos os aniversários e eu nem preciso dizer o motivo né?! Realmente eram deliciosos - e ainda continuam - mas hoje em dia a frequência e a forma com que são feito mudaram bastante.
Naquela época não existiam essas misturas prontas e então mamãe media a farinha de trigo e peneirava-a, fazia o mesmo com o açúcar, fermento e com chocolate, misturava os ovos e a manteiga... Esse processo era muito legal, eu ficava só acompanhando, como se dali fosse surgir uma obra de arte, um troféu!
A curiosidade de todo esse processo é que sempre sobrava um pouquinho de massa e a mamãe sempre colocava dentro de um copo de alumínio que papai trouxe de uma de suas infinitas viagens. Ele era enorme, porém era só volume, pois o conteúdo suportado por ele era bem pouco. Possuía um fundo falso onde existia alguma coisa (que até hoje eu não sei do que se tratava) que fazia um barulinho legal, eu adorava... e tinha também uma alça, o que caracterizava-o como uma caneca, mas o que a mamãe utilizava com a "fôrma" do bolinho, era sem a alça, pois havia quebrado. Havia também uma pintura na parte de fora, não lembro ao certo do que se tratava, mas eu também achava muito lindo, eram pinturas feitas à mão, obra de arte mesmo. No final do processo, haviam sempre 2 bolos, o oficial, da festa, que estava sempre esperado por todos os convidados e o bolinho, que sempre ficava pra nós aqui e casa, servia como degustação pra sabermos se havia ficado bom.
Amei ter lembrado desse fato... coisas lindas aconteceram na minha vida e eu sou muito feliz por conta disso.
P.S: Às vezes, a caneca virava e o bolinho, ou virava carvão no fundo do forno ou então ficava torto. hehe
Nenhum comentário:
Postar um comentário